Cortina ou Persiana: Qual a melhor opção?

Na hora de construir ou reformar todos os detalhes da decoração se tornam importantes para criar um ambiente elegante, eficiente e harmônico. Nessa fase surgem questões importantes: Quais móveis comprar? Que tons e cores usar? Qual a melhor escolha para as janelas: persianas ou cortinas?

A escolha se torna difícil sem conhecer as possibilidades e vantagens de cada opção. Visualizar qual seria o resultado final também é de grande ajuda. Para isso estamos aqui, para te auxiliar nessa decisão.

Primeiramente, a diferença entre elas está no estilo. A cortina é tida como um acessório clássico, enquanto a persiana, emprega um ar contemporâneo ao ambiente. Em termos de função prática, ambos cumprem o papel de proteger os cômodos de luz direta, garantir privacidade e filtrar a entrada de luz no ambiente. As cortinas são a primeira ideia que vem em mente. Entretanto, as persianas levam vantagem quando o assunto é a praticidade.

Famílias com crianças ou animais em casa tendem a ter mais dificuldade para  manter suas cortinas limpas, por exemplo. Por outro lado, as persianas não despendem tempo similar com a limpeza. Além de trazerem comodidade e terem um alto custo-benefício, são práticas, de fácil manutenção, acumulam menos poeira. Sendo perfeitas àqueles que desejam praticidade e estilo, bem como altamente indicadas às pessoas alérgicas e com problemas respiratórios.

As persianas oferecem uma série de vantagens e são encontradas em vários tipos e estilos, além de serem uma excelente opção, deixando de lado as cortinas tradicionais. Ainda que a cortina traga ao ambiente um ar mais aconchegante e dê algumas opções de decoração e possibilidades ao cômodo, é importante prezar por aquilo que melhor atenda seu gosto e necessidade.

Independente de qual for a escolha ideal para sua casa, os resultados da decoração podem ser surpreendentes. Confira abaixo exemplos de decorações com essas duas opções apresentadas nesse post:

Casa Cor 2018

Foto e projeto: Arquiteta Patricia Zat (Cortina Romana)

Casa Cor 2018

Foto e projeto: Arquiteta Patricia Zat (Cortina Romana)

 

Obra executada por Adornié Ambientes e projeto Rolim Moura Arquitetura.

Produto: Cortina Miragem

Obra executada por Adornié Ambientes e projeto Rolim Moura Arquitetura.

Produto: Cortina Miragem

 

Rolo Duo

Arquiteta: Patricia Zat

Rolo Duo

Arquiteta: Patricia Zat

 

Além de usar esses acessórios em ambientes separados, eles podem ser combinados deixando o ambiente mais atraente.

Esse ambiente feito pelas arquitetas Luciana Hakin e Vanessa Viali traz a combinação de cortinas e persianas.

 

Aqui podemos ver mais uma excelente combinação de cortinas e persianas feita pela arquiteta Fabia Turchetti, para controle da luz natural.

Esperamos ter ajudado na sua decisão. Aqui vão mais algumas dicas:!

  1.  Para dar um ar mais elegante, use cortinas longas, que encostam no chão.
  2.  Em ambientes de muita umidade, evite usar cortinas de tecido; pois a umidade favorece o aparecimento de fungos.
  3.  Lubrificar a persiana ajuda na conservação.

A Sunshine Cortinas e Persianas preza pelo conforto e qualidade nas casas e escritórios com a utilização de tecidos ecologicamente corretos e com proteção muito superior aos tecidos comuns.

Clique aqui e encontre uma loja perto de você!

Voltar