Dicas para otimizar espaços compactos | Sunshine Cortinas e Persianas

Dicas para otimizar espaços compactos

A versatilidade de certos móveis é um verdadeiro curinga para espaços pequenos.

Atualmente, é cada vez mais comum observar a forte tendência de buscar por imóveis com espaços compactos. Os motivos são vários, desde a economia no orçamento, já que imóveis pequenos geram menos despesas, até a facilidade de limpeza e organização dos ambientes.

No entanto, para que a casa fique aconchegante e organizada é necessário otimizar os espaços pequenos. Neste artigo, mostraremos que, ao explorar todo o potencial dos ambientes compactos, é possível surpreender todas as pessoas que visitarem esse imóvel bem decorado. Veja sete dicas de otimização para esses espaços:

1. Usar cores claras nas paredes

Manter as paredes em tons claros é uma maneira clássica de aumentar os ambientes. Essa impressão de amplitude se dá porque elas são neutras e refletem melhor a iluminação do espaço. As cortinas também podem ser claras para dar sensação de continuidade às paredes das janelas.

2. Utilizar móveis planejados

Os móveis planejados deixam os espaços com o máximo de otimização. Eles são capazes de fazer com que, até aquele cantinho pequeno sobre uma janela, uma porta ou a lateral de uma passagem, sejam aproveitados de maneira plena e com aparência bonita e organizada.

3. Melhorar a iluminação do ambiente

As tradicionais luzes no teto deixam o local ainda menor, no entanto, ao usar uma iluminação distribuída pelo cômodo, a noção de espaço será melhor. Isso acontece porque com a claridade surgindo de pontos como spots, abajures e pendentes a luz abrangerá a totalidade do local. Lembre-se também de aproveitar ao máximo a luminosidade natural do ambiente, que vem de portas e janelas. Para isso, abuse de cortinas tanslúcidas.

4. Usar cortinas de boa qualidade

As cortinas são itens muito importantes em uma decoração, afinal, elas ocupam boa parte da parede de todas as janelas da casa. Por isso, um ambiente bem decorado fica muito mais aconchegante se a cortina for de boa qualidade. E, como apartamentos pequenos podem dar uma sensação de aperto, eles ficarão muito mais convidativos se a compra desses acessórios for pensada para cada um dos ambientes.

Além disso, se as cortinas forem claras e feitas de tecidos leves ou se forem persianas com faixas horizontais a capacidade de ampliar um ambiente é ainda maior, como por exemplo com a utilização de uma cortina Rolô Duo – disponível em acionamento manual e motorizado. 

5. Abusar dos espelhos

Ao refletirem o espaço à sua frente, os espelhos causam uma noção de continuidade e amplitude. Já, se forem posicionados frente a frente em paredes opostas, causam a ilusão de infinito — esse truque não é tão simples de fazer e a dica é contar com a ajuda de um decorador.

Os espelhos ainda deixam os ambientes mais iluminados, por irradiarem a luz refletida sobre eles. Tudo isso sem contar que são ótimos objetos de decoração.

6. Usar mobiliário vertical

Quando se pensa em móvel vertical, os beliches logos nos vêm à mente e eles são mesmo para quartos compactos, sobretudo quando se tem mais de um filho, ou quando o quarto é ocupado por amigos.

Mas há outras soluções para verticalizar o ambiente, como fazer uma escada que leve a uma cama alta e deixar a mesa de estudo ou trabalho sob a cama. É claro que, nesse exemplo, é desejável que o pé direito seja relativamente alto.

7. Apostar em móveis versáteis

A versatilidade de certos móveis é um verdadeiro curinga para espaços pequenos. Por isso, invista em pufes do tipo baú, os quais se transformam em uma mesinha de apoio e ainda servem para guardar objetos diversos.

Já as banquetas, podem virar uma mesinha lateral ou de centro. Além dessas, todas as peças multifuncionais são excelentes apostas para otimizar qualquer espaço pequeno.

A Sunshine Cortinas e Persianas oferece tecnologia e sofisticação em uma linha de produtos de altíssima qualidade. Clique aqui e saiba mais sobre como melhorar o ambiente da sua casa com quem se preocupa em atender as exigências do mercado.

Consulte a relação de revendedores autorizados e encontre o mais perto de você!

Voltar