Dicas para uma boa noite de sono

Dar atenção especial ao quarto é essencial para quem busca dormir melhor.

As pessoas estão dormindo cada vez menos. Esse é um fato comprovado pela maioria dos médicos e demais especialistas no assunto. Contudo, os benefícios que uma boa noite de sono proporciona não deve ser subestimado. Dormir bem aumenta a capacidade cognitiva, melhora a disposição e a produção de serotonina (hormônio do bom humor e felicidade) pelo organismo, emagrece, combate stress e depressão, aumenta libido, rejuvenesce, previne pressão alta e doenças do coração, além de possuir inúmeras outras adições à saúde.

Dar atenção especial ao quarto é essencial para quem busca dormir melhor. Ele deve ser projetado de modo a não sabotar suas horas de descanso.

Confira, abaixo, dicas que irão deixar o seu quarto perfeito para ter um sono de qualidade!

Evite usar eletrônicos

A exposição exacerbada a dispositivos como celular, tablets, notebook, televisão, minutos antes de dormir, mesmo sendo um hábito bastante comum hoje em dia, é um dos maiores inimigos de quem busca ter noites de sono tranquilas. Isso devido ao alto estímulo que esses aparelhos geram no cérebro. Para obter noites de sono reparadoras, o ideal é usá-los até no máximo duas horas antes de ir para a cama.

Excessos de móveis na decoração

No ambiente de dormir devem ser evitadas decorações com móveis em demasia, ou uso de mobílias grandes e muito ornamentadas. Para ganhar noites de sonos satisfatórias, o ideal é que o quarto seja decorado de modo mais simples e minimalista, com poucos móveis que agreguem tanto beleza quanto funcionalidade.

Inclua ainda travesseiros anatômicos, jogos de cama e mantas para as temporadas frias, de boa qualidade e aconchegantes.

Tonalidades claras nas paredes

Variações pastéis de tonalidades como o azul e verde, estão entre as opções mais indicadas para pintar as paredes do quarto. Pois essas cores transmitem a sensação de relaxamento e ajudam a tranquilizar as emoções. O que é ótimo, se você possui dificuldade para pegar no sono.

Quem não gosta dessas cores pode apostar em outros tons frios como o cinza claro, gelo, bege, areia, rosa antigo, salmão, além do tradicional branco.

Abuse da aromaterapia

Criar o hábito de usar sprays com aromas perfumados no quarto também ajuda na hora de conseguir o tão almejado sono perfeito.

A dica é usar fragrâncias calmantes como a lavanda, flor de laranjeira, maracujá, erva-doce, jasmim e o capim-limão.

Limpeza do quarto sempre em dia

Manter sempre limpo, o ambiente onde você passa boa parte da sua vida é de suma importância. Ao menos uma vez por semana lave todos os seus itens de cama – lençóis, cobertas, fronhas – e faça a limpeza interna e externa dos móveis contidos no quarto, como armários e criados mudos.

Ambientes sem luminosidade

Na hora de dormir, certifique-se de que o seu quarto esteja escuro. Já está comprovado que, para o corpo produzir melatonina – o hormônio do sono – é preciso que os olhos não estejam expostos à claridade, seja ela artificial ou solar.

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Além de serem super estilosas, duráveis e simples de manusear, também podem ser usadas em variados ambientes,como quartos, dormitórios e salas de TV.

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