Tenha seu próprio “espaço gourmet”

Receber os amigos e família em casa é maravilhoso, ainda mais quando se tem um ambiente moderno e sofisticado, feito especialmente para festas e confraternizações. Os famosos espaços gourmet têm sido a última tendência na arquitetura moderna, sendo o maior foco de procura e parte quase obrigatória dos novos lançamentos imobiliários.

Independente se você mora em apartamento ou em casa, é possível ter seu espaço gourmet, podendo ser feito na varanda, na churrasqueira ou no salão de festas. Se você já comprou um imóvel com um espaço ideal, fica por sua conta decorar e deixá-lo com a sua cara, e claro, sempre muito elegante.

A escolha dos móveis e produtos você usará para montar seu espaço são essenciais para proporcionar uma estética agradável ao ambiente, além de manter sua funcionalidade como um local onde se pode tanto apenas sentar para conversar, tomar um vinho, cozinhar ou fazer tudo ao mesmo tempo. Funcionalidade e decoração andam juntos, e é bom lembrar-se disso.

ESPAÇOS GOURMET PEQUENOS

É muito comum que os “espaços gourmet” internos sejam na maior parte das vezes menores do que os que estão em áreas externas. Seja por limitações de espaço ou por preferência de um ambiente mais intimista e acolhedor, na hora de decorar espaços pequenos, é preciso otimizar seu espaço.

Móveis embutidos e planejados são a escolha perfeita para locais pequenos. O planejamento no ambiente faz toda a diferença para uma boa utilização de cada espaço que pode ser usado para colocar um móvel, ou deixá-lo livre para uma boa circulação e para evitar que os convidados fiquem muito apertados.

Bancadas multifuncionais funcionam muito bem em espaços gourmet e ainda salvam muito espaço. Essas bancadas são em sua maioria planejadas, mas são extremamente inteligentes, já que em um mesmo móvel é possível haver um espaço para cozinhar, outro para sentar-se e desfrutar da refeição e ainda pode ter embutido uma pia ou lava-louças, servindo também para a função de limpeza.

UTILIZE A ILUMINAÇÃO CERTA

Para a decoração de um espaço gourmet, você precisa ter em vista que ele será utilizado em diversos momentos, seja de dia ou à noite e por várias pessoas. Um ambiente com janelas é uma boa pedida para almoços e reuniões durante o dia, podendo beneficiar-se da entrada de luz natural.

Cortinas são muito bem-vindas para caso haja momentos do dia em que haja muita incidência de sol, o que pode causar certo incômodo nas pessoas, e a última coisa que você quer é estragar sua festa com problemas de iluminação. Persianas, além de existirem diversos modelos em cores, funcionam bem para esse propósito pois permitem que você a regule em várias intensidades de luz.

Já para a noite, um espaço gourmet sempre será mais íntimo, portanto não abuse muito em lâmpadas muito fortes e opte sempre pela luz amarela. Quanto a luminárias, pendentes estão muito em alta no design de interiores, e dão um charme especial para o seu ambiente.

PENSE NO CONFORTO TÉRMICO

Entre tantos aspectos da decoração e construção de um ambiente, muitas vezes passando batido em um ponto importantíssimo para o bem-estar de todos: o conforto térmico. Por depender diretamente de vários fatores, o controle da temperatura é frequentemente colocado de lado em planejamentos, mas a consequência disso pode custar caro.

Evite fazer seu espaço gourmet em lugares muito fechados e com poucas janelas. A boa circulação de ar é essencial para promover o frescor de qualquer ambiente e evitar que você saia com cheiro de comida, já que se trata de um espaço que será utilizado para cozinhar. Para tal, explore a ventilação cruzada, que é a abertura de janelas em lados opostos, pois ela potencializa a circulação de ar.

Pensando em possíveis reuniões durante o dia, evite deixar que a luz entre de forma desordenada dentro do ambiente. A luz do sol, quando entra em contato por muito tempo com móveis e certos tipos de tecido, pode danificá-los e aumentar sua temperatura drasticamente. Se houver muitas janelas, o ideal é utilizar persianas de tecido screen, que ajudam no controle da intensidade de luz, tem proteção contra raios UV e possui tratamento anti-mofo, além de deixar seu espaço gourmet mais decorado e elegante.

O tecido screen é composto por fios de poliéster não tóxicos de PVC. Ele é capaz de bloquear e refletir até 70% da ação solar em até, ajudando na manutenção da temperatura dentro de espaços fechados. E mesmo protegendo da luz, ele tem uma visibilidade excepcional, deixando passar a luz, mas não os raios, lhe ajudando também na economia de 40% de luz elétrica durante o dia.

 

 COZINHA EM CENA

Já se foi o tempo em que a cozinha ficava nos bastidores. Hoje em dia, a cozinha virou um local de convívio e o ato de cozinhar passou de ser tarefa de uma pessoa para ser um trabalho conjunto. E não tem nada que um espaço gourmet faça melhor do que juntar tudo isso e trazer a cozinha para o meio da festa.

Uma parte importantíssima dos espaços gourmet são seus apetrechos culinários. Churrasqueiras, grelhas, fogões modernos são o que mais chamam a atenção na hora de decorar seu ambiente, e naturalmente, também é no que você mais deve prestar atenção.

Não se acanhe em suas escolhas e use o que há de mais moderno à sua disposição. Churrasqueiras com luzes e espetos automáticos são o que há de melhor no mercado atualmente e são perfeitos para serem usados em espaços gourmet, pois ao mesmo tempo que você está cozinhando, também pode interagir com seus convidados.

 

Fogões elétricos também são uma opção totalmente válida. Vindos para substituir os antigos fogões a gás, eles são mais bonitos e mais seguros, pois não utilizam o fogo.

E, claro, junto com a comida, vem sempre de mãos dadas a bebida. Frigobares e mini-adegas são a combinação perfeita entre funcional e decorativo, pois, além de não ocuparem tanto espaço, também são especialmente feitos para bebidas e são encontrados em muito mais variedades de cores e modelos do que geladeiras comuns.

A TENDÊNCIA DAS BANCADAS

 O que absolutamente não pode faltar em seu espaço gourmet é uma bancada. Garantindo a reunião de pessoas, ela funciona como um ótimo divisor de ambiente, delimitando o espaço da cozinha e bar do espaço social sem precisar de paredes e mantendo o pressuposto primeiro de um espaço gourmet que é a junção funcional de vários ambientes, sem realmente separá-los.

Podendo ser compradas prontas ou feitas sob medida, essa é a hora de usar sua inteligência decorativa para harmonizar um móvel grande e central com o resto do espaço. Eles são frequentemente feitos de mármore ou com madeira, se quiser dar um ar mais rústico.

Combinando com a bancada, você pode ser criativo nas cadeiras e bancos para pôr ao seu redor. Procure usar materiais confortáveis, já que a probabilidade de as cadeiras serem usadas por um tempo considerável é bem alta.

Voltar